Roma S01-S02

O que dizer sobre Roma? Se você espera grandes batalhas, cenas de tirar o fôlego, lutas sangrentas, cavalos correndo, pessoas morrendo, campos de batalhas ensangüentados e tudo o que um épico como Coração Valente mostra, você vai, sem dúvida nenhuma, se decepcionar…

Roma é um seriado surpreendentemente inteligente, que conta parte da história de ascensão do maior império de todos os tempos, focando no lado político, na corrupção, nas intrigas entre as famílias ricas e na simplicidade das famílias pobres. É um seriado relativamente curto, com apenas 22 episódios em 2 temporadas.

Tudo começa em 52 a.C, com Júlio César conquistando territórios e ganhando a confiança e a adoração do povo, o que não é bem recebido por Pompeu, o Cônsul de Roma. Sendo Roma até então uma república, Caio Pompeu declara Julio César inimigo de Roma, que retorna à cidade com suas tropas iniciando uma grande guerra pelo poder. Com a fuga de Pompeu, Júlio César assume o poder de Roma e passa a impor suas vontades no Senado, através de corrupção, suborno e chantagem.

Em paralelo, Titus Pullo e Lucius Vorenus, legionários do exército de Júlio César comandados por Marco Antonio, marcam o seriado e ganham a simpatia de qualquer um com a amizade e lealdade que demonstram um ao outro. Ambos têm princípios invejáveis para a época. Bons de briga, lutam como soldados leais, vivem como cidadãos honestos, mas sempre se envolvem em situações que acabam em mortes, algo comum nas ruas e vielas de Roma. Aliás, vale ressaltar a facilidade com que um assassinato era cometido em Roma. Mercenários eram contratados, cometiam o crime, escondiam o corpo ou jogavam o mesmo no rio e, a partir daí, não era mais possível descobrir o assassino e/ou o mandante. Tudo simples, rápido e impune.

Titus Pullo merece destaque especial, não apenas pelo personagem, simples, forte, carinhoso e extremamente leal. O ator Ray Stevenson tem uma atuação impecável e entra em minha humilde lista de atores excepcionais em séries de TV, como Michael Emerson (Benjamin Linus, de Lost) e Matthew Perry (Chandler, de Friends). Lucius Vorenus (vivido pelo também excelente Kevin McKidd) completa a dupla de personagens mais marcantes e carismáticos da trama.

Outros personagens importantíssimos para a trama são a venenosa Átia e seu desafeto Servília, duas mulheres ricas e com grande influência nos homens do senado, sendo Átia a amante de Marco Antonio e Servília a amante de Júlio César. Uma está sempre bolando algum plano maligno para “derrubar” a outra. Octavius, filho de Atia, é um adolescente que acompanha os acontecimentos políticos e se mostra inteligente ao extremo.

O seriado conta com um cenário muito bem elaborado, com vielas apertadas, ruas sujas e cheias de pessoas, que fazem o espectador sentir o calor e a agonia presentes no ambiente. Além disso, o roteiro é inteligente e complexo, com grandes reviravoltas e muito bem desenvolvido. Acontecimentos iniciais aparentemente sem importância se mostram essenciais para formar a história.

Algo que, confesso, me frustrou inicialmente, foi ver a história de Roma e do Egito se confundindo, com o Júlio César e a Cleópatra se envolvendo e tendo um filho juntos. Descobri depois que o seriado é inteiro baseado na história e o fato da rainha do Egito ter se envolvido com o tirano de Roma é real. Ou seja, minha frustração inicial deu lugar à surpresa, por puro desconhecimento da história real.

O que vale mencionar para finalizar este post, foi que eu havia avaliado Roma com uma nota 23. Porém, escrevendo este texto e me forçando a lembrar dos detalhes, percebi que o seriado merece mais. O que me fez pensar na nota mais baixa, foi o fato da primeira temporada manter um ritmo lento por uns 4 ou 5 episódios, esquentando a partir daí. Nada comparado às excelentes atuações, ao roteiro competente e à aula de história.

Pra quem gosta de seriados e de conhecer melhor a história da humanidade, Roma é sem dúvida uma série obrigatória.

        


Leitores, mãos a obra. A Ilha de Lost é toda sua…
Thiago Barrionuevo
.

.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s