The 4400 – S04 (2007)

Finalmente vamos ao post sobre a 4a e última temporada produzida de The 4400. Para ver os posts das outras temporadas, clique abaixo:

S01

S02

S03

Como de costume, aviso que o texto contém spoilers!

A busca por respostas continua com Tom Baldwin e Diana Skouris, agora liderados por Meghan Doyle, aparentemente escolhida para o cargo por pura politicagem. Porém, com o tempo, é fácil perceber que ela realmente se interessa pelos 4400 e faz de tudo, inclusive atos ilegais como entregar informação confidencial aos agentes, para atingir o principal objetivo do NTAC: capturar Jordan Collier.

O formato geral se mantém, com novas habilidades sendo descobertas a cada episódio, agora com um agravante: Não são somente 4400 pessoas com habilidades. A promicina começa a funcionar em 50% das pessoas comuns, que têm chances de desenvolver habilidades tomando a injeção. O problema: os outros 50%  morrem!

Jordan Collier, com a ajuda de alguns dos 4400 e daqueles que tomaram a promicina cria a Cidade Prometida, em busca de trazer o Céu para a Terra. A profecia foi encontrada com Kyle, com ajuda da sua habilidade, em um livro onde Jordan Collier foi mencionado a centenas de anos atrás. No livro, nomes de 200 pessoas que deveriam tomar promicina para que o Movimento, como eles chamam a profecia, possa ter sucesso.

Enquanto isso Shawn reabre o Centro com a intenção de curar pessoas, diariamente e se opõe a Jordan Collier, tentando, junto com o Dr. Burkhoff, aumentar as chances de sucesso da promicina.

Teorias conspiratórias e muita ação. Tensão em quase todo episódio e algumas surpresas. Apesar de manter o formato, a série evolui nesta última temporada para explorar uma nova realidade social com o conflito entre os P-positivos, ou seja, aqueles que tomaram a promicina e desenvolveram uma habilidade, e os negativos. Um novo mundo os espera!

The 4400 deixa um gostinho de quero mais ao final da série. Alguns enigmas são resolvidos e outros não. Apesar de saber que a série foi cancelada, o final foi agradável: Como diria meu amigo e primo do Cinema & Debate, a série finaliza no melhor estilo Kubrickiano. Cada um terá sua própria interpretação sobre o que acontecerá com o mundo após o último episódio.

Leitores, mãos a obra. A Ilha de Lost é toda sua…
Thiago Barrionuevo

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s